1. Empresa

     A Tractomoz foi fundada por João Mendes, actual gerente, em 1980, e sua mulher, e conta actualmente também com a colaboração do seu filho, Luís Mendes. Concessionária da marca John Deere em Portugal para os Distritos de Évora, Portalegre, Beja e concelhos de Benavente, Coruche, Salvaterra de Magos, Almeirim, Chamusca e Alpiarça, a empresa está sediada em Estremoz, na zona industrial, implantada numa área de cerca de 20.000 m2, dos quais 10000 m2 são cobertos, com filiais em Évora, Ferreira do Alentejo e Coruche.

    A nível de equipamentos, comercializa praticamente todo o tipo de produtos para os sectores da agricultura e manutenção de espaços verdes, desde tractores, alfaias, sementes, adubos e agro-químicos. Para além dos tractores John Deere, que é uma das principais representações, comercializa também, na condição de importadora, algumas marcas de alfaias especializadas para as culturas desta região, como é o caso da Hardi, Solá, Agrator, Howard, Pellenc, Lagarde, Saher, Perfect, Tordable, Enviromist, Kongskilde, Compar e Tasias — e, como é óbvio, também produtos fabricados em Portugal de reconhecida qualidade, como as marcas Galucho, Tomix, Joper, Herculano, Rocha entre outras.

    A parceria com a John Deere foi iniciada em 2005 para os distritos de Évora e Portalegre. A John Deere, representa actualmente cerca de 30% da facturação da empresa, essencialmente através
dos tractores. A componente Peças, que abrange a John Deere mas também outras marcas, é também bastante representativa, razão pela qual lhe está dedicado um armazém com 1000 m2 onde estão mais de 30.000 referências.

    A oficina, em Estremoz com cerca de 1000 m2, está equipada com 4 carros de assistência. A Tractomoz dispõe também de 4 camiões para entregas, não só das máquinas como dos agro-químicos e adubos, uma vez que como explica João Mendes “Hoje em dia quem tiver produto mas não tiver facilidade de entrega não vende. O cliente quer o produto em casa."